Veja o Guia Prático de como Harmonizar Queijos E Cervejas

Veja o Guia Prático de como Harmonizar Queijos E Cervejas

Dentro da gastronomia, quando se fala de queijos você provavelmente já escutou sobre a combinação entre queijos e vinhos. Uma combinação clássica. Mas você já pensou em juntar o queijo com a cerveja?

A cerveja é uma bebida versátil e suas variedades combinam bem igualmente com os diversos tipos de queijos existentes, resultando em uma experiência gastronômica fantástica.

Queijos Frescos

Os queijos frescos, são leves em sabor e pedem também cervejas de baixo corpo. O ideal são as cervejas com amargor não muito intenso como as Pilsners Tchecas e as Bitters inglesas.

Queijos de fungo branco

Os queijos de fungo branco são mais untuosos e saborosos como o queijo Brie e o Camembert. As cervejas para acompanhar esse tipo de queijo são as cervejas de trigo, tantos as Belgas como as Alemãs.

A combinação do doce e do amargo da cerveja com a untuosidade dos queijos de fungo branco funcionam muito bem no paladar. Um outro tipo de cerveja que funciona muito bem com os queijos de fungo branco são as cervejas do tipo – Fruit Lambics, que são ácidas ideais para limpar o paladar mais gorduroso desse tipo de queijo.

Queijos semimacios

Os queijos semimacios variam na aparência e textura que tendem a ser granulados e macios abaixo da casca. Acompanham muito bem com cervejas de malte torrado como as Lagers mais corpulentas.

Queijos Maturados

Os queijos maturados, como o fondue, o queijo emmental possui um sabor mais intensos e peculiar e por isso pede uma cerveja mais intensa.

Combinam bem com a cerveja Imperial Stout que dá um toque doce. Já as cervejas India Pale e seu amargor combinam bem com queijos mais gordurosos e as Saison e Tripel que se misturam bem ao paladar do queijo e seus aromas.

Queijos Fungo azul

Os queijos de fungo azul são mais potentes em aromas e sabores como o queijo Roquefort e o Queijo Gorgonzola . Para acompanhar precisamos de cervejas com um dulçor residual para equilibrar com salgado queijo. Barley Wine, Quadrupel e Bière de Garde que contêm corpo e dulçor são uma ótima escolha.

Quando se trata de harmonização não existe uma regra. Existem técnicas para se fazer é identificar uma boa harmonização. O que importa mesmo é o seu paladar e experimentar as diferentes combinações. E aproveitar o potencial gastronômico que as cervejas podem oferecer é a grande sacada.

Fonte: noticias.dino

 –