Saiba como preservar os Nutrientes dos Alimentos

A prática de uma alimentação saudável é importante em todas as fases da vida e inicia-se desde o momento da compra do alimento até ser colocada mesa. A boa qualidade da refeição e o paladar final tem a ver com o preparo e a conservação dos alimentos, haja vista que uma infinidade de doenças pode ser transmitida pelo alimento contaminado. Aqui vamos discorrer sobre a melhor forma de manter os nutrientes que os alimentos nos proporcionam e realizar uma refeição segura do ponto de vista higiênico e sanitário.

Comece certo no preparo:

  • Lave bem as mãos e toda a superfície onde você vai manipular os alimentos;
    • Descongele o alimento na parte inferior da geladeira, nunca em temperatura ambiente;
    • Prepare a refeição para consumo imediato, não a deixe a em temperatura ambiente por muito tempo, pois é neste momento que a maior parte dos microrganismos se desenvolvem; 
    • Lave bem as frutas, verduras e legumes em água corrente. Para as verduras: lave folha por folha. Se preferir poderá utilizar uma bucha limpa e macia para legumes e frutas, mas não coloque detergente. Estes alimentos que irão ser consumidos crus e com casca, além das folhas, é claro, devem ficar de molho, ainda inteiros, numa solução: 1 colher (sopa) de hipoclorito para um litro de água limpa; deixar por 10 minutos; escorrer e enxaguar em água corrente.
    • Evite armazenar frutas e hortaliças por muito tempo na geladeira, especialmente se já estiverem cortados;
    • Evite a contaminação cruzada (misturando alimentos crus que ainda não foram higienizados com os alimentos já prontos).
    • Só assar ou cozinhar as carnes após o seu completo descongelamento, para garantir que todo o produto atinja a temperatura e o cozimento ideal. As carnes descongeladas não devem ser congeladas novamente.

Lembre-se de que alimentos mal refrigerados e ou armazenados além de trazer riscos para sua saúde, pode também perder muitas de suas qualidades nutricionais.

Feito todo o processo, vamos à parte de cocção!

Como fazer com que os alimentos mantenham suas melhores qualidades?

  • Descasque e corte os alimentos pouco antes de prepará-los para o consumo;
    • Não corte pedaços muito pequenos pois aumenta a superfície de contato fazendo com que os nutrientes se percam com mais facilidade;
    • Cozinhe os alimentos com casca sempre que possível pois irá funcionar como uma capa protetora para o alimento, ajudando a conservar seus nutrientes;
    • Espere a água ferver para colocar os alimentos;
    • Prefira os legumes “Al Dente” para que perca menos nutrientes; 
    • Prefira cozinhar ao vapor.

Segundo a Nutricionista Tais Rímoli, a perda de nutrientes dos alimentos de origem vegetal durante o cozimento acontece por muito tempo de cozimento, altas temperaturas e grande volume de água, portanto o equilíbrio é a maneira mais adequada para manutenção e aproveitamento dos nutrientes.

Uma boa dica é utilizar a água de cozimento para preparo de outros alimentos! Pode por exemplo utilizar para fazer arroz.

Procure alternar o consumo de alimentos crus e cozidos, para manter a ingestão de nutrientes bem equilibrada. Altere bastante as fontes de frutas, verduras e legumes pois cada um tem sua composição química única, beneficie-se de todas possibilidades.

Agora você já pode ter uma refeição bem nutritiva! E não se esqueça: se sobrar é só colocar na geladeira! 

YOFonte: Dino Noticias

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