Saiba como montar um prato equilibrado

Equilibrada e balanceada. Estes são dois adjetivos que definem uma alimentação saudável. Isso para garantir a ingestão de nutrientes importantes para o corpo funcionar adequadamente.

Carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras são importantes para o organismo. Mas como colocar isso tudo no prato? A Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) destaca três regras fundamentais.

Variedade: não existe um alimento que contenha todos os nutrientes necessários para uma boa saúde. Portanto, devemos variar ao máximo os alimentos, para que o organismo possa absorver os mais diversos nutrientes.

Moderação: não existem alimentos proibidos; todos podem ser consumidos, desde que com moderação.

Qualidade: significa comer mais alimentos que contêm vitaminas, minerais e fibras, e diminuir o consumo dos que possuem calorias “vazias”, como açúcares.

Regras em mente, hora de montar o prato. Para ser equilibrada a sua refeição deve conter os tipos de alimentos que citamos acima e que detalhamos abaixo:

• Carboidratos: Arroz (integral, 7 cereais, vermelho, negro, branco), batata (inglesa, doce), mandioquinha, mandioca, milho, macarrão (branco, integral);

• Proteínas: Carne magra, frango, peixe, ovos (omelete, cozidos, mexidos);

• Gorduras: Óleo para preparar os alimentos, azeite para a salada;

• Vitaminas, minerais e fibras: Hortaliças cruas e cozidas, frutas

Prato feito, desfrute da sua refeição. Sim, esta também é uma dica! É importante que a refeição seja um momento agradável e tranquilo. Portanto, comer devagar, saboreando bem o alimento.

J.T. Fonte: saude.rj

 

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