Pronto para iniciar uma carreira internacional? Saiba o que é preciso para conseguir emprego no exterior

É cada vez mais notável a onda de emigração que leva brasileiros qualificados para o exterior, seja para viver novas aventuras pessoais e profissionais ou simplesmente para buscar oportunidades fora de um Brasil ainda envolto em crises sociais, políticas e econômicas.

Isso desperta a vontade em muitos trabalhadores que almejam iniciar uma carreira internacional. Segundo pesquisa conduzida pela Datafolha este ano, 43% dos adultos brasileiros afirmaram ter vontade de deixar o país – com o índice subindo para 56% entre quem tem ensino superior e para 62% quando se trata de jovens com idade entre 16 e 24 anos.

O problema é que muitas pessoas não sabem por onde começar a planejar esta saída ou do que é preciso para embarcar nisso. Pesquisar bem o mercado internacional, as nuances culturais do país em questão e planejar cada passo da jornada são fundamentais, portanto se novas oportunidades profissionais mundo afora são seu maior desejo.

Vale ressaltar que cada país tem um processo de imigração diferente, portanto é importante pesquisar isso a fundo antes de tomar uma decisão. No entanto, os números evidenciam essa abertura de fronteiras: a quantidade de vistos concedidos para brasileiros nos EUA foi para mais de 3,3 mil em 2017, o dobro de 2008.

Os pedidos de cidadania portuguesa também aumentaram – só no consulado de São Paulo foram 50 mil concessões desde 2016, com aumento em mais de 35% na solicitação de vistos de estudante em 2017. Já na Irlanda, a quantidade de brasileiros aumentou quase 60% nos últimos cinco anos, indo de 9 mil para mais de 15 mil.

O CURRÍCULO PERFEITO

“Assim como hábitos e idiomas diferentes, nosso currículo precisa sempre ser customizado para o mercado onde você está se candidatando. Atualmente, um dos erros mais comuns dos brasileiros aplicando para vagas no exterior é a falta de preparação, tanto emocional como de materiais, como currículo, perfil profissional online e portfólio (no caso de designers, programadores, publicitários, etc.).

É extremamente importante ter seu currículo e materiais atualizados e até personalizados para determinadas vagas de emprego que você vai aplicar”, informa.

O currículo e perfil profissional online é tão fundamental quanto as qualificações, portanto a ferramenta mais importante atualmente para quem busca emprego no exterior é uma plataforma que exiba seu perfil/currículo online.

“Com a facilidade de acesso a cursos online hoje em dia, fica muito mais fácil se preparar tanto técnica como emocionalmente”.

Não é nenhuma surpresa que muitas áreas que estão em alta no Velho Continente estão relacionadas à tecnologia. “Nessas áreas, as coisas mais importantes são o seu raciocínio lógico, sua habilidade em resolver problemas e analisar dados.

Isso significa que as áreas em alta são: Visualização e Análise de Dados, Big Data, operações em escala (automação/otimização de processos), marketing, engenharia de software e, claro, Inteligência Artificial”, diz.

“Morar fora é uma experiência incrível, que realmente expande seus horizontes e te prepara para muitas coisas na vida. Aprender outro idioma, ter contato com outra cultura, viver com mais qualidade de vida faz você crescer como pessoa.

E sem contar que, posteriormente, quando pensar em voltar ao Brasil, volta com uma bagagem cultural e profissional muito maior, o que faz você se destacar no mercado nacional também”.

MA Fonte: Noticias.Dino

Clique aqui caso tenha interesse e necessidade de publicar nos Jornais de Grande Circulação do Rio de Janeiro como por exemplo O Globo, Extra e Expresso.

Clique aqui caso tenha interesse e necessidade de publicar  no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro.

Clique aqui caso tenha interesse e necessidade de publicar  no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

Clique aqui caso tenha interesse e necessidade de publicar no Diário Oficial do Estado de São Paulo.