Pilates: conheça os benefícios desse método

Criado há quase 100 anos, o método Pilates tem ajudado muito as pessoas que buscam desenvolver força e flexibilidade sem frequentar academias tradicionais. As rotinas de exercícios funcionais têm atraído cada vez mais adeptos e se popularizado por todo mundo, inclusive no Brasil.

O método de exercícios criado pelo alemão Joseph Pilates ajudou-o a superar suas próprias limitações físicas, o que deu muita credibilidade ao trabalho. Os exercícios realizados nas aulas de Pilates são personalizados, de forma que cada aluno possua uma série única e funcional que atenda suas necessidades.

O Pilates é acessível a todos, inclusive a crianças, idosos e pessoas com limitações físicas, o que também o torna uma atividade altamente recomendada pelos médicos. Ele trabalha todo o corpo, estimulando o alongamento, a flexibilidade e reeducando os movimentos corporais, o que ajuda a deixar o aluno mais em forma. Também há o fortalecimento da coluna e uma consequente correção da postura.

Considerado uma ótima atividade física, o Pilates também aumenta os batimentos cardíacos, estimulando a circulação sanguínea e a queima calórica: uma aula pode queimar de 240 a 450 calorias, dependendo da intensidade. Os praticantes deste método costumam ficar com a musculatura desenvolvida e tonificada, mas sem exagero.

Para atletas e bailarinos, o método Pilates também pode ser uma ótima atividade física complementar. Segundo a doutora Rosane Darzi, responsável pelo atendimento médico das equipes da escola de dança Petite Danse, praticar Pilates ajuda a prevenir lesões e até mesmo se recuperar delas.

“É comum que bailarinos e atletas sofram com problemas de sobrecarga ou alinhamento muscular. Praticar Pilates pode ajudar muito na prevenção e recuperação. Ele também contribui com uma melhora dos movimentos articulares, colaborando com a agilidade, a coordenação motora e o equilíbrio do indivíduo”, conta Rosane.

O método Pilates também melhora a concentração e ajuda a relaxar, o que torna a prática completa. Quem busca por um estilo de vida mais saudável e precisa colocar o corpo em movimento pode encontrar no Pilates uma ótima forma para começar.

AP Fonte: noticias.dino

Clique Aqui para conhecer o GAIP – Associação de Apoio e Intervenção em Psicologia, um espaço dedicado à promoção do bem-estar das pessoas, das famílias e da comunidade. Atendimento também via Skype: gaip.atendimento.

Clique aqui caso tenha interesse e necessidade de publicar nos Jornais de Grande Circulação do Rio de Janeiro como por exemplo O Globo, Extra e Expresso.

Clique aqui caso tenha interesse e necessidade de publicar em JORNAL DE GRANDE CIRCULAÇÃO em São Paulo como por exemplo Diário de São Paulo, Jornal Vendido em Bancas.

Clique aqui caso tenha interesse e necessidade de publicar  no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

Clique aqui caso tenha interesse e necessidade de publicar no Diário Oficial do Estado de São Paulo.