Na Firjan, delegação de embaixadores africanos discute intercâmbio comercial

Fortalecer as possibilidades de cooperação e ampliar o fluxo de negócios entre países africanos e o estado do Rio de Janeiro são objetivos da Firjan, que recebeu, na segunda-feira (11/04), delegação de embaixadores de 20 nações da África. O cenário econômico do estado, o panorama do mercado de petróleo, gás e naval fluminense, e as potencialidades de cooperação técnica em áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação promovidas pela Firjan SENAI SESI foram apresentados aos diplomatas. Luiz Césio Caetano, presidente em exercício da federação, afirmou acreditar que “as discussões e o intercâmbio de ideias abrem oportunidade de examinar em conjunto as oportunidades para maiores cooperações bilaterais entre Brasil e África”.

Caetano lembrou os negócios recentes entre o Brasil e a África, que tiveram um crescimento de 38%, entre 2020 e 2021, especialmente no setor energético com óleos brutos, e em agronegócio com a cana de açúcar e o milho.  No entanto, no mesmo período, houve uma queda de 11% nos negócios do estado do Rio com o continente africano, que representou 0,4% na balança comercial fluminense no passado.

Martin Agbor Mbeng, embaixador de Camarões no Brasil, aposta na possibilidade de expansão das relações comerciais entre países africanos e o Rio de Janeiro, principalmente em projetos de cooperação técnica que estimulem a inovação. Mbeng está à frente da delegação de diplomatas de Gana, Botsuana, Moçambique, Burkina Faso, Cabo Verde, Namíbia, Nigéria, Costa do Marfim, Tanzânia, Togo, Sudão, Zimbábue, Malaui, Mali, República do Congo, África do Sul, Angola, Quênia e República Democrática do Congo. “Conhecer os programas educacionais das indústrias fluminenses tem imensa importância para um intercâmbio de conhecimentos sobre aproveitamento de recursos naturais com sustentabilidade”, afirmou o embaixador.

As semelhanças estruturais dos países africanos e do Brasil, que, no passado, tiveram colonização europeia, foram enfatizadas por Mauro Varejão, diretor da Firjan e presidente do Sindicato da Indústria de Mármores, Granitos e Rochas Afins (Simagran-Rio), que idealizou a visita dos embaixadores. Varejão falou sobre a possibilidade de firmar convênios para cursos de qualificação profissional oferecidos pela Firjan SESI SENAI: “Qualquer negociação entre os países e as empresas fluminenses é uma via de mão dupla: há interesse em fornecer, mas também em adquirir produtos e serviços”. Ele observou ainda que a indústria fluminense tem forte atuação em diferentes setores, podendo oferecer soluções para os países representados pelos diplomatas.

O grupo de diplomatas também participou de visita, nesta terça-feira (12/04), às instalações dos Institutos SENAI de Tecnologia e de Inovação em Benfica e na Tijuca, onde conheceram os centros de referência em Construção Civil, em Panificação, Alimentos e Bebidas, além do Centro de Inovação SESI em Saúde Ocupacional, o ISI Química Verde, o ISI em Sistemas Virtuais de Produção e o IST Automação e Simulação.

Os principais produtos fluminenses exportados para a África são óleo combustível, pneumáticos, chassi com motor para veículos de transporte de pessoas. Entre os produtos importados da África por empresas fluminenses estão gás natural liquefeito, sardinhas e hidrocarbonetos.

Foto Paula Johas : Da esq. para dir., o embaixador Martin Agbor Mbeng (Camarões), o diplomata Mamadou Lamine Kanté (Costa do Marfim) e os empresários da Firjan, Luiz Caetano e Mauro Varejão

Fonte: Notícias Site Firjan