Hábito da leitura gera grandes benefícios no desenvolvimento da criança

Quinze minutos por dia não é muito, né? Pois se você dedicar 15 minutinhos do seu dia para ler com seus filhos vai contribuir um o hábito que gera grandes benefícios no desenvolvimento da criança. Ler ajuda na formação do senso crítico, estimula a criatividade e a imaginação e aumenta o vocabulário dos pequenos.

E quanto mais cedo for criado este hábito, melhor. Pesquisas mostram que crianças que leem e tem contato com a leitura desde cedo aprendem com mais facilidade, pronunciam melhor as palavras e se comunicam melhor de uma forma geral.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Apoio a Projetos Educacionais e Culturais (Napec) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Magdalena Oliveira, disse que a leitura permite o desenvolvimento de diferentes percepções. Além de estimular a criatividade e enriquecer o vocabulário, ela ajuda na organização do pensamento e dá noção de início meio e fim.

Magdalena lembra que o hábito de leitura é transmitido à criança pelo adulto e destaca que é importante ler histórias e falar sobre livros para a criança. É fundamental que a criança, o quanto antes, seja posta em contato com o livro para manuseá-lo, olhar gravuras, ouvir histórias e recontá-las a seu modo.

Quando estiverem maiores, os benefícios poderão ser percebidos na sala de aula. Como o hábito da leitura aprimora a habilidade de comunicação e interpretação, a criança acaba tendo maior facilidade ao aprender os conteúdos na escola. Também por meio da leitura é possível desenvolver habilidades de compreensão que permitem opinar, criticar e ter maior enriquecimento cultural, intelectual e social.

Além de todos esses benefícios, a leitura consegue desenvolver afeto nas crianças a partir das histórias. Por este motivo é que os livros são tidos como instrumentos relevantes para liberar a emoção. Lendo as narrativas, as crianças podem sentir medo, excitação e compaixão, bem como, vários outros sentimentos importantes para seu desenvolvimento.

Como proporcionar tudo isso a seu filho? Ter um espaço de livros em casa, visitar bibliotecas e livrarias, deixar a criança escolher o livro do seu agrado, conversar com ela sobre um livro que esteja lendo, deixa-la opinar, interpretar e até imaginar outro final para a história, são atitudes que incentivam a leitura.

AP Fonte: saúde.rj

Clique Aqui para conhecer o GAIP – Associação de Apoio e Intervenção em Psicologia, um espaço dedicado à promoção do bem-estar das pessoas, das famílias e da comunidade. Atendimento também via Skype: gaip.atendimento.

Clique aqui caso tenha interesse e necessidade de publicar nos Jornais de Grande Circulação do Rio de Janeiro como por exemplo O Globo, Extra e Expresso.

Clique aqui caso tenha interesse e necessidade de publicar em JORNAL DE GRANDE CIRCULAÇÃO em São Paulo como por exemplo Diário de São Paulo, Jornal Vendido em Bancas.

Clique aqui caso tenha interesse e necessidade de publicar  no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

Clique aqui caso tenha interesse e necessidade de publicar no Diário Oficial do Estado de São Paulo.