Frio traz riscos para os olhos e exige cuidados para proteger a visão

A chegada do frio exige um cuidado maior com doenças que podem comprometer a visão. 

Segundo eles, nesta época do ano, tornam-se comum alergias e infecções oculares como conjuntivite, herpes, síndrome do olho seco e até mesmo glaucoma e catarata, devido ao uso indiscriminado de medicamentos.

Para pacientes mais propícios a alergias, as crises ocorrem devido à grande quantidade de ácaro presente em cobertores e roupas de inverno que estão guardados há muitos meses. Para que isso não ocorra, os oftalmologistas indicam para lavar cobertores, agasalhos e ainda manter janelas abertas durante um período do dia para fazer a ventilação da casa.

Conjuntivites

As conjuntivites também são comuns com a chegada do frio. Isso porque a infecção viral causada pelo adenovírus provoca gripe e infecções respiratórias. Esses fatores fazem baixar a imunidade, provocando condições tais como a conjuntivite, geralmente em pacientes já gripados.

Oftalmologistas alertam para os sintomas como intensa coceira nos olhos, vermelhidão, inchaço das pálpebras e fotofobia (aversão à luz). A baixa imunidade acarreta ainda no aparecimento de herpes. Especialistas explicam que o mesmo herpes que provoca uma lesão labial pode causar uma recidiva ocular.

Cuidados
Entre os cuidados de prevenção é preciso lavar as mãos com frequência e evitar o contato com o nariz, boca e olhos. Essas medidas previnem as irritações comuns nessa época do ano. É preciso ainda cuidar com a automedicação, ato comum que aumenta pelo motivo dos pacientes acreditarem que para o alívio da irritação os colírios à base de corticoide são a solução. Oftalmologistas advertem que essa prática sem uma supervisão de um oftalmologista pode trazer riscos à saúde.

MAFonte: Noticias Dino

Clique aqui caso tenha interesse e necessidade de publicar nos Jornais de Grande Circulação do Rio de Janeiro como por exemplo O Globo, Extra e Expresso.

Clique aqui caso tenha interesse e necessidade de publicar  no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro.

Clique aqui caso tenha interesse e necessidade de publicar  no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

Clique aqui caso tenha interesse e necessidade de publicar no Diário Oficial do Estado de São Paulo.