Especialista dá dicas de melhorar a segurança de um site

É inegável como as tecnologias digitais têm avançado e mudado nossas vidas.

Infelizmente, nem todo mundo faz usos positivos delas, o que tem aumentado consideravelmente o número de cibercrimes, algo que sempre preocupa donos de sites. Porém, há várias formas de se proteger.

“Senhas curtas e simples são facilmente desvendadas por hackers. Usar várias letras e símbolos pode ajudar na construção de uma senha forte e que dificilmente será desvendada”.

Instituir uma quantidade limitada de tentativas de login por IP também pode ajudar a melhorar a segurança de um site.

Depois de uma determinada quantidade de tentativas de login, o IP fica bloqueado para acessos, o que tende a afastar hackers mais inexperientes.

Ele lembra que quem usa WordPress pode instalar plugins que melhoram consideravelmente a segurança de qualquer site. Há plugins desde os mais simples, que bloqueiam o acesso de determinados IPs e verificam a segurança de firewall, até os mais complexos, que monitoram ações dos usuários e fazem auditorias de atividades.

Utilizar o protocolo de segurança HTTPS também é algo válido e importante, mas que nem todos os donos de site ainda fizeram. Por outro lado, quando ele não é utilizado, as chances de ataque são imensas.

A escolha da hospedagem também é algo que faz diferença. Existem centenas de empresas de hospedagem. Para escolher uma, o ideal é pesquisar sua reputação e verificar o número de reclamações.

Além disso, prestar atenção especial ao tipo de suporte técnico prestado é importante, pois isso pode ajudar a lidar com uma série de problemas com muito mais agilidade.

O especialista lembra que uma ação simples, mas que muita gente subestima, é ter um bom software de antivírus e mantê-lo sempre atualizado.

Muitos usuários acreditam que investir num antivírus é algo desnecessário e mantém versões gratuitas no computador. “Porém a maioria dos desenvolvedores só libera determinadas atualizações para usuários pagos”.

Manter um backup atualizado do site é algo que não melhora sua segurança, mas certamente ajudará a restaurá-lo em caso de ataques. Atualmente, existem várias ferramentas que fazem isso de forma automática, algo no qual vale muito a pena investir.

Afinal, se não há como blindar completamente o site, manter um backup ajudará a diminuir o prejuízo depois.

MA Fonte: Noticias.Dino

Clique aqui caso tenha interesse e necessidade de publicar nos Jornais de Grande Circulação do Rio de Janeiro como por exemplo O Globo, Extra e Expresso.

Clique aqui caso tenha interesse e necessidade de publicar  no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro.

Clique aqui caso tenha interesse e necessidade de publicar  no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

Clique aqui caso tenha interesse e necessidade de publicar no Diário Oficial do Estado de São Paulo.