Entenda os obsessivos compulsivos

Transtorno de Personalidade Obsessivo Compulsiva o que é?

O Transtorno de Personalidade Obsessivo Compulsiva é um transtorno mental que pode ser definido como uma preocupação exacerbada com o perfeccionismo e extremo controle, tanto o controle mental quanto o controle interpessoal, ou seja, a pessoa tende a tentar controlar tudo e todos, gerando uma série de sofrimentos uma vez que, além de demandar muita energia, é impossível controlar todas as situações de vida e de vidas alheias.

Características

Pessoas que sofrem de neuroses obsessivas tendem a falar bastante sobre situações que fogem de seu controle, como política, religião, economia, valores éticos e morais, entre outros. Em geral essas pessoas possuem atenção focada nos detalhes, gostam de planejamento, listas, regras e ordem, o que pode ser de grande valia para certos tipos de trabalho e por isso essas pessoas podem ser bem-sucedidas em suas carreiras, porém podem ter dificuldades em delegar tarefas e nos relacionamentos interpessoais. Os Transtornos Obsessivos em geral atingem muito mais homens do que mulheres, são pessoas que fazem esforços constantes para esquecer o próprio passado, resistir a quaisquer mudanças do presente e tendem a amedrontar-se diante das incertezas do futuro. Muitas vezes os neuróticos obsessivos possuem um sentimento de superioridade em relação as outras pessoas e de que somente suas atitudes e crenças estão corretas, o que dificulta suas relações e podem acabar gerando um certo isolamento, uma sensação de desencaixe no meio social.

Transtorno de Personalidade Obsessivo Compulsiva

Diagnóstico

É comum que uma pessoa que sofra de Transtorno de Personalidade Obsessiva confunda com Transtorno de Ansiedade Generalizada ou até mesmo Depressão, o que não exclui por exemplo de que haja traços de ansiedade dentro do transtorno obsessivo, mas é necessário fazer essa diferenciação para o diagnóstico correto.

Causas

As Neuroses Obsessivas são psiconeuroses de defesa, descritas por Freud e aprimorada por autores como Lacan, podendo ser melhor compreendida como um conflito decorrente de uma experiência/fantasia traumática infantil que pode acometer a estrutura do sujeito no contexto libidinal. A defesa encontrada pelo sujeito através da neurose obsessiva consiste em transformar a representação dessa experiência/fantasia infantil carregada de afeto em uma representação enfraquecida, direcionando a energia e a excitação para outro local, se “desconectando” da verdadeira fonte que traz a experiência/fantasia que carrega o sentimento.

Em geral as causas estão ligadas a história de vida do paciente, situações vividas na infância, pais distantes e/ou controladores, entre diversos outros fatores. Sabemos que hoje a configuração de vida que temos e a tecnologia cada vez mais oferece poder e controle sobre tudo, além de termos uma valorização de sintomas obsessivos como a organização, controle, regras, listas que são de certa forma até incentivadas no ambiente de trabalho e nas escolas.

Tratamento do Transtorno de Personalidade Obsessivo – Compulsiva

A Psicoterapia é o tratamento mais indicado para quem sofre de Transtorno de Personalidade Obsessiva, é a partir da análise que o paciente poderá ter consciência sobre essas experiências/ideias/fantasias e sentimentos e poderá revivê-los no contexto analítico, podendo então integrar esses conteúdos que até então estavam deslocados resultando nas neuroses obsessivo compulsivas.

MA Fonte: noticias.dino

Clique Aqui para conhecer o GAIP – Associação de Apoio e Intervenção em Psicologia, um espaço dedicado à promoção do bem-estar das pessoas, das famílias e da comunidade. Atendimento também via Skype: gaip.atendimento.

Clique aqui caso tenha interesse e necessidade de publicar nos Jornais de Grande Circulação do Rio de Janeiro como por exemplo O Globo, Extra e Expresso.

Clique aqui caso tenha interesse e necessidade de publicar em JORNAL DE GRANDE CIRCULAÇÃO em São Paulo como por exemplo Diário de São Paulo, Jornal Vendido em Bancas.

Clique aqui caso tenha interesse e necessidade de publicar  no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro.

Clique aqui caso tenha interesse e necessidade de publicar  no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.