Empreendedorismo: empresário lista 5 cursos e principais ensinamentos

Abrir um novo negócio e tornar-se financeiramente autônomo é um sonho que tem atraído cada vez mais brasileiros. A crise econômica dos últimos anos e o aumento dos índices de desemprego são alguns dos fatores que levam a esse comportamento, ao mesmo tempo em que despertam na população o desejo de procurar uma habilidade, serviço ou produto que possa ser o item ideal para alavancar o recém-criado negócio.

Mas não é só a ideia perfeita que representa o segredo para o sucesso de um novo negócio. É claro que inovação e dinamismo é importante, mas saber gerir e manter um empreendimento é igualmente essencial para um desenvolvimento adequado.

Antes de realmente lançar-se ao mundo dos negócios, é preciso compreender que uma empresa, independentemente do porte, requer conhecimentos jurídicos, de contabilidade, de informática, recursos humanos, mercado, marketing, de vendas e de diversos outros segmentos fundamentais para compor todo o escopo do negócio em questão.

Por isso, a capacitação é o primeiro passo rumo à criação de um empreendimento de sucesso. Ao contrário do que muitos pensam, esse processo de formação não deve se restringir somente ao segmento que o novo empresário pensa em atuar, mas a tudo o que sua empresa irá envolver. Isso porque, mesmo que o empreendedor não vá trabalhar diretamente com certos aspectos do negócio, ele precisa conhecer suas bases e seus procedimentos para poder fiscalizar e gerir o processo de implementação e de execução desses processos.

“A inserção no mundo digital é uma necessidade para todos os negócios presentes no mercado. Novos empreendedores precisam ter em mente que relevância e respaldo em ambientes virtuais são essenciais para atrair clientes, atendê-los de forma adequada e colocar ao seu alcance tudo o que você pode oferecer”, explica Roberto Eskenazi, sócio da Gráfica Eskenazi, presente no mercado há mais de 60 anos, mas que passou por uma reformulação completa nos últimos anos para adequar-se às novas configurações do mercado e aumentar sua competitividade, atuando também como Gráfica Online .

Confira abaixo 5 cursos ideais para as pessoas que querem aumentar sua capacitação sobre empreendedorismo.

1 – Gestão de projetos

Disponibilizado gratuitamente e de forma 100% online na plataforma Veduca, o curso de Gestão de Projetos é voltado para pessoas que buscam entender de que forma uma ideia deve sair do papel, virar um plano de execução e tornar-se algo concreto e rentável para a empresa. Gerir projetos e entender a dinâmica das coisas, bem como a medição de resultados, é fundamental para qualquer pessoa que queira ter o próprio negócio, mesmo que essa pessoa queira atuar de forma mais ativa nas tarefas práticas do que na administração em si.

2 – Iniciando um pequeno negócio

Muitas são as tarefas que envolvem a criação de um negócio, partindo desde o registro da marca até os procedimentos físicos necessários para aquisição de uma sede e matérias-primas, por exemplo. Por isso, vale a pena começar do princípio com esse curso do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e entender as etapas iniciais de um novo empreendimento. Idealmente, um curso como esse deve ser feito antes mesmo de que o negócio seja aberto, para oferecer um panorama geral de tudo o que está por vir.

3 – Plano de Negócios

Saber elaborar um plano de negócios é uma das tarefas mais importantes na criação de um novo empreendimento, já que esse documento será a base de todas as apresentações da empresa frente a possíveis públicos ou investidores. O curso do IPED oferece os conceitos básicos que o plano deve conter e instruções bastante práticas de como realizá-lo.

4 – Liderança, Gestão de Pessoas e do Conhecimento para Inovação

Tão importante quanto dominar as etapas técnicas e formais de um negócio é saber como lidar com funcionários, colaboradores, investidores e fornecedores. É esse o objetivo do curso de Liderança, Gestão de Pessoas e do Conhecimento para Inovação, que foca basicamente na diferença conceitual e prática entre liderança e chefia, apontando a necessidade de um líder firme e capaz à frente de uma empresa.

5 – Negociações de sucesso: estratégias e habilidades essenciais

Para quem fala inglês, vale a pena fazer esse curso online de 8 horas da University of Michigan, nos Estados Unidos. O foco é ensinar habilidades de negociação e como conduzir processos do tipo sem sair perdendo ou criando indisposições.

MAFonte: Noticias Dino

Clique aqui caso tenha interesse e necessidade de publicar nos Jornais de Grande Circulação do Rio de Janeiro como por exemplo O Globo, Extra e Expresso.

Clique aqui caso tenha interesse e necessidade de publicar  no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro.

Clique aqui caso tenha interesse e necessidade de publicar  no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

Clique aqui caso tenha interesse e necessidade de publicar no Diário Oficial do Estado de São Paulo.