Confira dicas de decoração para festas juninas aconchegantes

Chegou o mês de junho, e junto com ele os preparativos para uma das comemorações mais tradicionais do país, as festas juninas!

Comemorada em todos os cantos do Brasil, cada um com costumes e características diferentes, elas costumam ser animadas e trazer alegria para todo mundo que participa! Mesmo sendo introduzida pelos portugueses, os brasileiros conseguiram dar um toque especial, e em que cada região são expressadas diferentes manifestações artísticas, atraindo inclusive turistas.

Embora predominante na região nordestina, ela envolve todos os estados e é esperada o ano todo. Para garantir ainda mais diversão, a decoração para festas juninas deve ser pensada com carinho, e trazer elementos rústicos e caipiras, certamente irá agradar os convidados.

É tempo de fogueira, quadrilha, comidas típicas, bandeirinhas e brincadeiras. Toda essa festa tinha como objetivo inicial celebrar a colheita, e como forma de preservar esse costume, os alimentos derivados do milho estão muito presentes, justamente por ser a época em que ele se dá em abundância.

O nome remete não só ao mês em que ela é comemorada, como também devido a São João, um dos homenageados do mês, tanto que por um tempo foi chamada de festa “joanina”. Além dele, alguns outros santos são lembrados, como Santo Antônio, conhecido como casamenteiro, e São Pedro. Mas, independentemente dessas questões, a alegria das pessoas é o que importa.

Mesmo com a variedade de atividades, muita gente vai para as festas pelas comidas. Sempre fartas, as mesas costumam trazer espiga de milho cozida, assada, pamonha, curau, cuscuz e bolo.

O milho não é o único alimento típico, tem também muita canjica, arroz doce, cocada e pé de moleque, e para se aquecer nas noites frias, tem ainda vinho quente e quentão. Para se entreter, também são muito comuns pau de sebo, cadeia, correio elegante, corrida de saco e pescaria, envolvendo pessoas de todas as idades.

É claro que para isso acontecer, é preciso um espaço bonito e enfeitado. Nesse sentido, a decoração para festas juninas deve ser feita com muita criatividade, para tornar o ambiente confortável e característico.

Trazer elementos rústicos e menos artificiais é uma boa cartada. As bandeirinhas podem ser feitas de tecido, por exemplo, e alguns detalhes, como pequenas plaquinhas dos santos, feitas em sulfite ou cartolina, são ótimas ideias para colocar nos pedaços de bolo.

Como as tradições remetem a uma cultura caipira, é legal colocar itens que lembrem o campo, como as flores. Muitas das festas são feitas em sítios, justamente com esse propósito. Panelas antigas, bules, guardanapos coloridos e móveis em madeira, como a mesa e um porta-talheres, contribuem na decoração para festas juninas.

Como nem sempre as pessoas têm tudo isso em casa, existe uma alternativa, o aluguel. Locar mesas e cadeiras de plástico é comum, mas caso o objetivo seja dar um toque especial, também é possível fazer o aluguel de móveis antigos , já pensou nisso? 

MAFonte: Noticias Dino

Clique aqui caso tenha interesse e necessidade de publicar nos Jornais de Grande Circulação do Rio de Janeiro como por exemplo O Globo, Extra e Expresso.

Clique aqui caso tenha interesse e necessidade de publicar  no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro.

Clique aqui caso tenha interesse e necessidade de publicar  no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

Clique aqui caso tenha interesse e necessidade de publicar no Diário Oficial do Estado de São Paulo.