Aprender a tocar um instrumento auxilia na vida escolar

Todos os anos os alunos se preparam para um novo ano letivo, compram materiais e colocam como meta estudar mais do que no ano anterior. No entanto, vários estudantes apresentam dificuldades no aprendizado e apesar de se dedicarem para resolver esse tipo de problema, é preciso que os pais procurem soluções para aumentar a concentração e o desempenho dos filhos. Para superar essas dificuldades, aprender a tocar um instrumento é de grande ajuda.

Crianças em fase escolar conseguem aperfeiçoar a realização das atividades com a aprendizagem de um instrumento. Enquanto memoriza a ordem das notas e como tocar as teclas, o aluno desenvolve partes do cérebro responsáveis pela concentração e raciocínio, que facilitarão a compreensão das matérias e conteúdos que têm dificuldade.

As crianças preferem passar o tempo com algo que seja divertido para elas, na maioria das vezes preferem brincar a estudar, e apenas ouvir a palavra “estudo” ou “tarefa” faz com que fiquem desanimados e realizem as atividades sem dedicação. Apesar de ser um estudo que exige esforço, ao aprender a tocar um instrumento, os sons irão entreter a criança e farão com que se divirtam enquanto aprendem a tocar as músicas. Esse estilo de aprendizado permite que estude algo que se interesse e o incentive a desenvolver mais habilidades.

Aprender a tocar um instrumento faz com que o aluno melhore a coordenação motora, o que é extremamente útil nas aulas práticas de educação física em que é preciso equilíbrio e controle para arremessar ou chutar uma bola. Para as aulas de educação artística é preciso controle das mãos para conseguir desenhar uma linha reta ou colorir uma ilustração, ao tocar diversas músicas é possível ter uma melhor execução dessas tarefas.

Na escola, os professores exigem que os estudantes trabalhem em grupos e alguns têm dificuldade para realizar atividades em conjunto. As aulas de música fazem com que eles melhorem nesse aspecto, pois é preciso que ouça as orientações do instrutor para tocar corretamente aquela canção, ao aprender a ouvir o professor de música, conseguirá prestar atenção às orientações dos professores e opiniões dos colegas.

As atividades e provas na escola deixam a criança estressada e ansiosa por ter que lembrar toda a matéria para responder as questões corretamente, mas tocar um instrumento ajuda o aluno a se descontrair, pois o som reproduzido no instrumento e a concentração na partitura farão com que relaxe de todas as atividades do cotidiano. Se possuir um instrumento em casa, ficará mais fácil para diminuir o estresse e se entreter. A Jubi , loja de órgãos eletrônicos , explica também a importância de praticar toda a semana além das aulas, pois dessa forma a criança terá mais habilidade no instrumento que toca.

Todos esses benefícios fazem com que o aluno tenha notas melhores na escola e consiga ter um convívio agradável com os colegas. Aprender a tocar um instrumento musical auxilia para o desenvolvimento de um adulto com raciocínio rápido e que cumpra as metas estabelecidas. 

YO Fonte: noticias.dino

Clique Aqui para conhecer o GAIP – Associação de Apoio e Intervenção em Psicologia, um espaço dedicado à promoção do bem-estar das pessoas, das famílias e da comunidade. Atendimento também via Skype: gaip.atendimento.

Clique aqui caso tenha interesse e necessidade de publicar nos Jornais de Grande Circulação do Rio de Janeiro como por exemplo O Globo, Extra e Expresso.

Clique aqui caso tenha interesse e necessidade de publicar  no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro.

Clique aqui caso tenha interesse e necessidade de publicar  no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

Clique aqui caso tenha interesse e necessidade de publicar no Diário Oficial do Estado de São Paulo.