A importância dos carboidratos para praticantes de atividade física

Os carboidratos são a principal fonte de calorias da dieta, eles são a fonte de energia mais importante para o corpo, por isso devem contemplar cerca de 40 a 60% da energia consumida diariamente.

Para praticantes de atividade física o carboidrato é o nutriente mais importante na alimentação. Isso porque são os combustíveis preferidos do organismo na hora de fabricar energia, por isso, devem estar presentes em grandes quantidades na dieta de uma pessoa ativa.

Os carboidratos têm papel fundamental no período de recuperação pós-exercício, repondo as reservas de glicogênio. A ingestão adequada desse nutriente melhora o desempenho durante o exercício e ajuda na recuperação pós-exercício, enquanto uma ingestão inadequada pode acarretar em cansaço e fadiga.

As principais fontes de carboidratos são as massas, arroz, farinhas, frutas, pães, batata, mandioca, biscoitos e cereais.

Se consumirmos excessivamente e não gastarmos essa energia ingerida com a atividade física, a glicose formada pelo carboidrato transforma-se em gordura e deposita-se no tecido adiposo, aumentando a gordura corporal. Por isso uma dieta com quantidades adequadas de carboidratos irá trazer melhora de rendimento e recuperação.

YOFonte: Dino Noticias

Clique aqui caso tenha interesse e necessidade de publicar nos Jornais de Grande Circulação do Rio de Janeiro como por exemplo O Globo, Extra e Expresso.

Clique aqui caso tenha interesse e necessidade de publicar no Jornal O Estado de São Paulo – ESTADÃO.

Clique aqui caso tenha interesse e necessidade de publicar no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro e Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro.

Clique aqui caso tenha interesse e necessidade de publicar no Diário Oficial de São Paulo – Imprensa Oficial.