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Telefone fixo tem opções mais baratas PDF Imprimir E-mail
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Fonte: Diário do Vale

Volta Redonda/RJ

Os usuários de telefonia fixa usam menos do que poderiam as opções oferecidas pela portabilidade. Desde que a medida foi implantada na região, em fevereiro deste ano, é possível trocar de operadora de telefonia fixa com a mesma facilidade com que se troca de operadora de telefonia celular, e - a exemplo do que ocorre com os celulares - mantendo o mesmo número. A reportagem do DIÁRIO DO VALE identificou quatro operadoras que oferecem serviços de telefonia fixa na região: a Tim, a Vivo, a Embratel e a Oi (antiga Telemar).

Além destas, existem ofertas de operadoras de TV por assinatura que oferecem pacotes que combinam a TV paga com telefonia e/ou acesso à Internet em banda larga.

O detalhe é que as novas operadoras - a Telemar (atual Oi Fixo) tinha, na prática, o monopólio da telefonia fixa até há poucos anos - oferecem planos mais atraentes que os da antiga Telemar, mas, com o foco das ações de publicidade e marketing mais voltados para os mercados de telefonia celular e acesso à Internet sem fio, existe pouca divulgação das opções de telefonia fixa.

Vivo residencial tem plano de R$ 29,00 mensais

Uma das opções de telefonia fixa é a Vivo. O plano residencial da operadora - a mais tradicional do Estado do Rio em termos de telefonia celular - oferece 200 minutos de ligações locais para outros telefones fixos de qualquer operadora e 50 minutos de ligações locais para telefones celulares Vivo por R$ 29 mensais.

Não há tarifa de instalação e o cliente só precisa adquirir o aparelho em uma loja credenciada da operadora.

Com isso, cada minuto falado de um Vivo residência - dentro da franquia e incluindo ligações para celulares da operadora - sai por R$ 0,116, já incluídos os impostos.

Para as ligações que excedem os minutos da franquia e para telefonemas para telefones móveis de outras operadoras que não a Vivo, há tarifas específicas que podem ser consultadas nas lojas da operadora ou através da Internet.

Números da antiga Telemar podem ser migrados para o Vivo residencial com a portabilidade.

Tim fixo oferece três planos

A operadora Tim foi uma das primeiras empresas de telefonia celular a oferecer uma opção de telefonia fixa. O detalhe é que o Tim Fixo é, na verdade, um chip que pode ser usado em qualquer aparelho GSM desbloqueado. A empresa não cobra tarifa de instalação, até porque basta o cliente comprar o chip, colocar no aparelho, habilitá-lo e começar a falar.

A Tim oferece três opções de plano, todos eles com franquia em minutos para telefones fixos e tarifas diferenciadas para ligações para celulares.

Na primeira opção, o cliente tem 100 minutos por mês para falar com telefones fixos locais por R$ 19,90 e cada minuto sai por R$ 0,199.

Na segunda opção, o cliente tem 250 minutos por mês para falar com telefones fixos locais por R$ 29,90 e cada minuto sai por R$ 0,1196.

Na terceira opção, o cliente tem 500 minutos por mês para falar com telefones fixos locais por R$ 54,90 e cada minuto sai por R$ 0,0918.

As tarifas fora da franquia podem ser consultadas na loja da operadora ou através da Internet.

Números da antiga Telemar podem ser migrados para o Tim fixo com a portabilidade.

Livre (Embratel) faz recarga de R$ 35,00 por mês

A Embratel, que antes operava apenas ligações de longa distância, agora oferece uma opção de telefonia fixa através da marca Livre, que tem como diferencial o fato de ser a única a oferecer a opção de telefonia fixa pré-paga.

No Livre Pré, o consumidor faz uma recarga mínima de R$ 35 por mês e paga tarifas (que devem ser consultadas junto à operadora ou através da Internet) para falar com telefones fixos e celulares em ligações locais ou interurbanas. Quando acabarem os créditos, o consumidor pode recarregar seu aparelho, exatamente como acontece com os celulares pré-pagos.

No plano Livre Controle, o cliente paga uma tarifa fixa mensal de R$ 29,90, com a opção de fazer recargas quando acabar sua franquia, assim como no Livre Pré.

O Livre Pós, que oferece 2.000 minutos para falar com telefones fixos a R$ 50 mensais, é o plano com a menor tarifa por minuto encontrada no levantamento: R$ 0,025 - dois centavos e meio.

Números da antiga Telemar podem ser migrados para o Livre com a portabilidade.

Oi Fixo (antiga Telemar) tem planos mais caros

A antiga Telemar continua a cobrar tarifas de instalação para seus aparelhos - R$ 56,45 no Plano Fale e R$ 57,09 no Plano Básico Minutos. No que diz respeito ao preço por minuto coberto pela franquia o plano básico tem um custo de R$ 0,2146 por minuto - mais alto que os similares das outras operadoras.

O plano Fale tem opções de 230 minutos por R$ 46,90 - R$ 0,203913 por minuto; 350 minutos por R$ 57,90 - R$ 0,165429 por minuto; 500 minutos por R$ 71,90 - R$ 0,1438 por minuto e 1000 minutos por R$ 109,90 - R$ 0,1099 por minuto.

As duas últimas opções são as únicas que se aproximam de preços por minuto das concorrentes: o detalhe é que esses preços das concorrentes ficam em faixas de preço mensal de R$ 19,90 e R$ 29,90 por mês, contra R$ 71,90 e R$ 109,90 mensais da Telemar.

O que a portabilidade permite na telefonia fixa

1 - Mudar de endereço, sem mudar de operadora, desde que seja na mesma Área Local;

2 - Mudar de operadora sem mudar de endereço;

3 - Mudar de endereço e de operadora, desde que na mesma Área Local;

4 - Mudar de plano de serviço sem mudar de operadora.

Como trocar de operadora e manter o número do telefone fixo

1 - Entrar em contato com a prestadora para a qual deseja migrar;

2 - Informar seus dados pessoais (nome, endereço, CPF, RG), o número do telefone e o nome da prestadora atual. O usuário receberá um número de protocolo da solicitação e os dados informados serão validados com a prestadora atual em até um dia útil após a solicitação;

3 - Pagar a taxa da portabilidade à nova prestadora, que poderá isentá-lo de pagamento. A Anatel fixou em R$ 4,00 o valor máximo que poderá ser cobrado do usuário pela portabilidade numérica;

4 - A nova prestadora agendará a habilitação do serviço com o usuário e informará os procedimentos para a ativação do número;

5 - Durante a migração, o serviço poderá ficar indisponível por até duas horas;

6 - Após a solicitação, o código de acesso deve ser portado em até cinco dias úteis.

Leia mais em: Diário do Vale

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